Coronavírus

Procura zero

Hotéis pelotenses já estão com a maioria das reservas cancelada

A rede hoteleira está sendo umas das mais atingidas em meio à pandemia do novo coronavírus. Reservas canceladas e poucos hóspedes restantes é o cenário atual em praticamente todo o país. Em Pelotas, a situação não é diferente. Alguns hotéis já estão com as portas fechadas e garantem que foram 100% atingidos.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Eduardo Hallal, a instituição não conseguiu dialogar muito sobre a pandemia, mas já liberou a funcionária que pertence ao grupo de risco. A recomendação é que todos os estabelecimentos trabalhem com o mínimo de funcionários possível, para evitar o contágio. Sobre restaurantes e bufês, ele diz que a maioria está se adequando ao delivery, assim evita a aglomeração de pessoas em espaços fechados. Hallal classifica o momento como preocupante e diz que daqui para frente é pensar um dia de cada vez e torcer para que o pior não aconteça. "É preocupação consigo mesmo, com os filhos, com o negócio", lamentou.

Hallal é proprietário de um hotel em Pelotas, que já acumula uma história de mais de cinco décadas. Até o momento, ele calcula que cerca de 90% das reservas já foram canceladas. "Fora os que não cancelam e não aparecem", completou. Os funcionários que estavam com período de férias marcado para esta época do ano tiveram o afastamento adiantado, os turnos foram reduzidos e os trabalhadores estão em regime de revezamento. Além disso, álcool gel para todos os lados e cartazes informando sobre a doença e a prevenção fazem parte do cenário do hotel. Segundo Hallal, nesta época do ano, próxima à Páscoa, provavelmente ele teria cerca de 60% dos quartos locados. "Agora é cada um fazer a sua parte", disse, preocupado.

Jaqueline Halal é proprietária de dois hotéis na cidade, ambos localizados na área central. Um deles conta com 75 apartamentos e cinco salas para eventos, o outro possui 42 dormitórios. De acordo com a empresária, um deles já está fechado, contando apenas com um plantão na recepção. "Os poucos hóspedes desse eu transferi para o outro", explicou. Ela garante que a medida foi tomada previamente com a intenção de zelar pela saúde de todos os envolvidos. "É momento de ficar em casa", disse. O empreendimento que ainda está de portas abertas conta com número reduzido de funcionários desde o início da semana, além, é claro, de todas as medidas de higiene. No café, as mesas estão mais distantes e o tradicional bufê do hotel foi suspenso. Com todas as reservas canceladas, o futuro está incerto. "Ninguém sabe como se reerguer depois, mas agora não é o momento de pensar nisso", desabafou.

Na praia do Laranjal, mesmo que na baixa temporada, a proprietária de uma pousada, Roselaine Krolow, garante: "Seria um final de semana lotado". Com 100% das reservas canceladas, a empresária teme o futuro, mas no momento a prioridade é a saúde de todos os colaboradores. "Estamos com revezamento de funcionários e higiene redobrada", informou.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Decreto municipal prevê restrição de uso da água Anterior

Decreto municipal prevê restrição de uso da água

Morre aos 78 anos Rose Marie Vieira Morra Linck Próximo

Morre aos 78 anos Rose Marie Vieira Morra Linck

Deixe seu comentário